O QUE SÃO LIGHTSTICKS? UM VÍCIO PARA COLECIONADORES E FÃS DE KPOP!


 안녕하세요 여러분! 

Como vocês estão? Feliz Ano Novo! 

O ano mal começou e nós do Annyeong Brasil já temos mais um motivo para comemorar: ESTAMOS COMEMORANDO NOSSO ANIVERSÁRIO DE 3 ANOS! 


Isso mesmo! O Annyeong Brasil completará 3 anos de "vida" agora no mês de fevereiro! E é claro que escolhemos comemorar da melhor forma: em todos as nossas mídias (Youtube, Facebook, Instagram e o Site) compartilharemos com vocês muitas coisas legais! Muitos conteúdos originais, brincadeiras... 

Completaremos mais um ano trazendo muita cultura coreana pra vocês! 

Então vamos ao nosso especial de hoje?! 


Vamos falar pra vocês sobre um item EXTREMAMENTE DESEJADO por todo fã raiz de KPOP! HAHAHAHA


Os LIGHTSTICKS!





O QUE SÃO?

Lightsticks ("bastão de luz", em uma tradução livre), são bastões iluminados que as pessoas usam em shows, para demonstrar apoio e amor aos artistas.

Para quem acompanha o KPOP há um tempo, talvez saiba que os fãs desse gênero musical são extremamente organizados. Todo fandom tem um nome, cor e até um "símbolo" oficial.

Antigamente, os fãs usavam balões com uma determinada cor e, às vezes, o símbolo oficial do grupo/fandom. Naquela época, os shows eram muitas vezes feitos de dia, então os balões chamavam bastante a atenção.

Aos poucos os fandoms foram crescendo e os shows começaram a serem feitos à noite, o que impossibilitavam que os balões fossem enxergados. Logo, os fãs começaram a usar bastões de luz, os mesmos que eram usados em baladas.

Percebendo um mercado para isso e a necessidade dos fãs em participarem ativamente dos shows de seus artistas, as empresas criaram a cultura dos lightsticks (assim como anunciavam o nome oficial do fandom e as cores).



Para ser sincera, não posso dizer o que veio primeiro. Acredito que toda a criação dos lightstick, assim como a necessidade de identificar os fãs de um determinado grupo tenha acontecido quase "junto" (cores + lightstick + nome do fandom).

Dizem por aí que o G-DRAGON foi o primeiro artista a criar o seu lightstick (na verdade, para o grupo BIGBANG em 2006) e que em seguida, muitos outros artistas aderiram à ideia.

Há vários tipos de lightstick: dos mais simples até os mais elaborados. E a divulgação do lightstick oficial do grupo, assim como as cores e o nome do fandom, sempre é muito aguardado pelos fãs.




 QUANTO CUSTA?

Há vários preços... alguns custam a partir de 13 dólares (mais simples ou de grupos menores) e outros podem chegar a custar até 45 dólares! Lembrando que esses valores são baseados na pesquisa realizada hoje e pode haver alguma variação ou até mesmo promoções, onde teremos diferenças de valores.

Ah, sem falar que há diferença de valores de loja pra loja onde são vendidos. 


 ONDE ENCONTRAR?

No Brasil não há lojas oficiais de produtos de KPOP, assim como vemos na Coréia. Mas no bairro Liberdade de São Paulo e em outros comércios como a 25 de março e a Uruguaiana (no Rio de Janeiro) já possuem produtos à venda. 

Há também os sites que importam os produtos por você aqui no Brasil ou você pode comprá-los diretamente com um site estrangeiro (um exemplo é o site KTOWN4U que é coreano e entrega para todo o mundo).


 QUAIS SÃO OS MODELOS?

Existe dos mais variados tipos. Cada empresa desenvolve um modelo ou até dois de um mesmo lightstick. Tem grupos que já tiveram um determinado modelo e após mudanças, anunciaram um novo lightstick. Portanto, não sei precisar essa informação. Deixo aqui alguns dos mais populares lightsticks:





E aí, conta pra gente. Você tem algum LIGHTSTICK ou qual deseja tê-lo?
Confesso que adoraria colecioná-los! 



Fontes: (1), (2), (3), (4)

Um comentário:

Pericles F Pellegrini. Tecnologia do Blogger.