APRENDER COREANO É DIFÍCIL?



안녕하세요!
저는 나탈리아 에요 만나서 반갑습니다! ✌😆 (*)

Não entendeu nada? Leia essa matéria até o final que você vai saber o que eu falei!

Gente, quanto tempo não?! Hoje aqui no Annyeong Brasil nós vamos falar de um assunto que eu particularmente gosto muito que é aprender novos idiomas, mais especificamente coreano.

Nós que gostamos de acompanhar doramas e ouvir um bom kpop inevitavelmente acabamos pegando algumas expressões do idioma, e se assim como eu, você quer descobrir mais a fundo sobre a cultura é natural buscar uma forma de aprender o coreano. Há cerca de um ano eu e os colaboradores do Annyeong tivemos a chance de conhecer o Centro de Educação Coreana no bairro do Bom Retiro aqui em São Paulo e lá começamos a fazer o curso de língua coreana. 

Encontramos novos amigos, nos tornamos o grupo ''Não sabe nada coreano'' e além do novo idioma, nós abrimos uma porta totalmente nova de conhecimento para essa cultura apaixonante. Quando cheguei na primeira aula me deparei com isso:


Confesso que sim, bateu um frio na barriga e eu cheguei a pensar ''será que isso vai dar certo?'' A nossa noção de alfabeto é totalmente diferente do modelo acima, então eu respirei fundo analisei com calma e comecei a lembrar do meu processo de alfabetização.


Quando vamos para a escola, o professor (a) coloca o nosso alfabeto romano na lousa e começa a explicar o som de cada letra, depois o som da junção dessas letras formando palavras, frases, etc,  foi a mesma coisa com o alfabeto hangul. 

Nesse processo inicial de aprendizagem eu passei a treinar o meu cérebro para reconhecer os símbolos acima não como bolinhas, quadrados e linhas, mas sim como as letras que elas são, feito isso, eu comecei a decorar esse alfabeto, tentar reconhecer esses sons nas palavras e eu fiz isso durante as aulas, assistindo doramas, escutando músicas e lendo em voz alta o conteúdo dos meus livros. E foi assim que eu aprendi a ler o alfabeto hangul. 

Após esse processo eu comecei a aprender as palavras e frases básicas, como a do começo dessa matéria. Eu acabei de terminar o primeiro ano de curso, e eu achei que foi um bom começo, quando eu paro pra pensar, há cerca de uma ano eu não fazia ideia do que os símbolos acima significavam e hoje além de conseguir ler, eu também consigo formar frases básicas e reconhecer algumas delas. Sem falar que além do idioma, o curso te apresenta uma cultura nova, te mostra costumes e tradições que você provavelmente nunca teria contato se não buscasse por esse tipo de aprendizado.



Agora, respondendo a pergunta ''aprender coreano é difícil?'', pode parecer clichê, mas, depende da sua vontade, pra mim está sendo mais complicado que o inglês, porém, eu não vejo isso como algo impossível, por isso acaba se tornando relativamente fácil e a cada progresso, por mais pequeno que seja, me dá mais vontade de conseguir, não só porque eu vou ser capaz entender a letra de uma música, ou assistir um dorama sem legenda, ou até se eu tiver a oportunidade de conhecer um idol e vou poder falar com ele no idioma nativo dele, mas também pelas possibilidades e estudar, trabalhar e até viver por um tempo em um lugar diferente.

Eu acredito que não existe um modelo ideal, cada pessoa tem sua própria linha de aprendizado, e uma vez que você acha o seu caminho, a coisa realmente anda, não precisa ter pressa! Pensa no tempo você levou pra aprender a ler, escrever e falar fluentemente o seu idioma (tem gente que mesmo formado ainda não consegue 😆). Na vida basta ter força de vontade e se dedicar, não tem jeito! Esse é o único caminho.

(*) Não esqueci da frase não, quem já tem uma noção básica de coreano sabe que eu fiz uma pequena apresentação:
안녕하세요! → Oi!!/ Olá!
저는 나탈리아에요 → Eu sou a Nathalia
만나서 반갑습니다! → É um prazer conhecer você! 

Pra quem não sabia nem o alfabeto, fizemos progressos aqui ein! 😎

Quem mora aqui em São Paulo e tem interesse em aprender, procure o Centro de Educação Coreana. Ele fica na Rua Ribeiro de Lima, 282 - Bom Retiro.

Se você não está em São Paulo, procure por um Centro Cultural Coreano e caso não tenha um na sua cidade não perca as esperanças, existe dois apps que eu também uso para estudar. São eles: o ''Learn Korean'' que possui frases e expressões básicas; e o ''Hi Native'', nele você pode perguntar para nativos traduções, vocabulários, pronuncia, etc. O app faz a tradução do seu idioma para a língua de interesse, é bem legal!

Esse foi apenas um breve relato do meu primeiro ano no curso de coreano e eu quis compartilhar isso com vocês. Pra quem tem interesse no curso, eu espero que possa ter tirado algumas dúvidas e também ter colocado mais algumas na cabeça de vocês, a curiosidade leva até a busca pelo conhecimento! 



Ainda vamos falar muito sobre aprender coreano por aqui, o 2º ano de curso vai começar e novidades com toda certeza não vão faltar!

Até a próxima, 안녕 친구! 💓



Nenhum comentário

Pericles F Pellegrini. Tecnologia do Blogger.