COREANOS DE SÃO PAULO GANHAM UM DIA OFICIAL PARA CELEBRAR SUA CULTURA


Não é novidade que a cidade de São Paulo é lugar que abraça cidadãos do mundo inteiro, quando você começa a andar em alguns bairros parece que foi transportado para outro país, são idiomas, costumes, aromas e pessoas que trazem consigo um pedaço de sua terra natal. Bairros como Liberdade, Bexiga, Pari e  Bom Retiro (nosso pequeno pedaço de Coréia), são lugares  onde as culturas se encontram e despertam nossa curiosidade e admiração.

Em consideração a todo esse misto que é a cara do Brasil, o prefeito de São Paulo, João Dória, junto com empresários coreanos assinou no último dia 7 um documento que decreta o dia 15 de agosto como o Dia Oficial da Cultura Coreana. Segundo o documento,  a prefeitura irá dar auxílio para criar e promover locais de alimentação, convivência, comércio de produtos coreanos, e apoio a artistas que participam de intercâmbios culturais.

O primeiro navio que trouxe emigrantes da Coréia para São Paulo chegou em 1963, com 103 passageiros daquele país a bordo. De lá para cá a comunidade  cresceu muito. São mais de 50.000 mil pessoas na capital paulistana. A maior parte da comunidade e estabelecimentos coreanos estão instalados no bairro do Bom Retiro em São Paulo, que ficou conhecido como a Koreatown brasileira.

Celebrar e investir na cultura é ato muito importante. Parabéns à comunidade coreana de São Paulo por essa conquista, e também fica aqui o nosso agradecimento a eles,  por nos trazer essa diversidade que nós amamos e é a marca registrada dessa cidade. Esperamos que outros emigrantes também possam receber esses benefícios, afinal das contas, somos todos uma grande família.

Nenhum comentário

Pericles F Pellegrini. Tecnologia do Blogger.