CONFUSO SISTEMA DE "IDADE COREANA": DIFÍCIL DE ACABAR


Quantos anos você tem na idade coreana? Já perguntaram isso para você alguma vez?

O ano de 2019 chegou. Isso significa que todos os coreanos acabaram de se tornar um ano mais velhos.

Bem-vindo ao sistema da "Era Coreana", no qual todos ganham um ano de idade no aniversário (na data de nascimento) e ganham um outro ano a mais a cada Ano Novo.

Este método teve origem na China séculos atrás e já foi usado por vários países da região, incluindo o Japão. Mas hoje, a Coreia é o único país onde ainda é predominantemente usado.

Muitas pessoas acham que o sistema é confuso e precisa ser abolido; milhares de pessoas já assinaram petições no site de Cheong Wa Dae, exigindo mudanças. Mas é difícil de acabar - por quê?

Uma das razões é que há pouco que o governo possa fazer sobre isso. Leis foram promulgadas em 1962 para adotar o sistema etário internacional que conta quantos anos tem sido desde que uma pessoa nasceu. Desde então, as idades coreanas desapareceram dos documentos legais.

Em outras palavras, as idades coreanas só existem na percepção dos coreanos.

Noutros países, essa mudança legislativa teria gradualmente levado a uma mudança perceptiva. Mas em uma cultura onde a idade é um dos fatores críticos que definem a hierarquia e as relações com outros membros da sociedade e as questões sobre a idade são aceitáveis ​​e comuns, o sistema antigo provou ser resiliente.

Especialistas dizem que, se os coreanos querem mudar a cultura, precisam de mais campanhas, não de petições.

De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto local, Lime, no ano passado, 68,1 % dos entrevistados disseram que prefeririam usar o sistema internacional, enquanto 31,9 % disseram que são a favor de manter ambos os sistemas.



Tradução e adaptação realizada do artigo em Inglês: "Confusing 'Korean age' system dies hard"

Nenhum comentário

Pericles F Pellegrini. Tecnologia do Blogger.